Neste último domingo fui sair com a Orbea Lanza (à lá carte aussi) e veio-me a memória que ainda não tinha criado qualquer tópico sobre ela.
Esta bicicleta representa a outra face da moeda relativamente à KTM Score.
A KTM significa a componente competitiva traduzida nas ultras e mais extremas provas de btt realizadas em Portugal.
A componente aventura e raid longos é representada pela Orbea e é a minha outra faceta de utilização da bicicleta todo terreno, quer uma quer outra oferecendo-me momentos únicos de desfrute das duas rodas no mato.
Sendo assim, não podia deixar passar em claro uma análise sobre a bicicleta que representa a descoberta em longas viagens.
Já possuo este quadro Orbea Lanza desde há 4 anos e foi adquirido com quatro objectivos genéricos:
1. Receber o material de topo que ia substituindo, inicialmente na Trek Fuel e depois de 2008 na KTM Score.
2. Fazer todos os raid que exigiam o transporte de alforges ,como é o caso:
2007 – Caminho Português de Santiago a partir de Barcelos
2008 – caminho de Santiago Finisterra / Muxia
2009 – Caminho Inglês a partir de Corunha / Ferrol / Santiago
2009 – Travessia da Linha do Vouga desde Aveiro a Viseu
3. Fazer provas curtas de XC que exigiam uma bicicleta com uma geometria mais agressiva e comportamento mais nervoso e ágil.
Como foi o caso da Resistência Nocturna da Cidade de Leiria em 2008 e 2009.
4. Substituir as F.S. nas épocas de lama ou de maior desgaste de modo a poupar o material, mais sofisticado, destas últimas, destinadas a competições mais exigentes.
Este perfil foi materializado faseadamente e ao sabor da renovação da KTM e foi finalmente concluído com a aquisição
do avanço KCNC de 90mm, que substituiu um provisório e velhinho Ritchey wcs de 100mm.
Mais tarde, colocarei uma análise mais pormenorizada aos componentes desta bicicleta.
Quadro - Orbea Lanza 18' – 2007 / (alumínio 6061- 1550gr)
Suspensão – Sid Sl / 80mm / 2002 totalmente revista recentemente (1330gr)
Rodas – DT Suiss XC 1540 tubeless (1540gr.)
Pneus :
F- Racing Ralph 2.1 normal ( 440gr) com líquido no tubes (50ml)
T- Nobbi Nick 1.8 normal (410gr.) com líquido no tubes (50ml)
Pedaleira - Shimano XT (910gr.)
Pedais – LOOK composit (280gr.)
Desviador trás - XTR
Desviador frente - XT
Corrente - SRAM
Pinças Travões - XT
Discos XTR (F-180mm/ T-160mm)
Manípulos (mudanças e travões) – XTR Dual Controle
Caixa de Direcção – Pró semi-integrada (90gr.)
Avanço – KCNC Wings Scandio e titaneo – 90mmm (91 gr)
Guiador – Easton carbon (125gr.)
Punhps – Scott (espuma / 22gr. o par)
Barends – Woodman carbon (80gr.)
Espigão do selim – FRM (2000) (200gr.)
Selim - Specialized Rival (260gr.)
Porta bidon – BBB carbone (30gr.)
Ciclometro - Sigma
Peso Total actual : 10.00 Kg.